A parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Educação, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) continua promovendo atividades que inserem os alunos da Rede Municipal de Ensino em projetos que contribuem para o desenvolvimento dos mesmos no processo de ensino aprendizagem. O projeto “Ciências para Todos: Novos Talentos no Semiárido Potiguar” está sendo desenvolvido no município a partir de quatro escolas.

“O projeto é desencadeado em várias escolas do município, sejam elas da esfera estadual ou municipal, mas no que se refere às escolas da Secretaria Municipal da Educação, estamos trabalhando com os alunos da Escola Municipal Senador Duarte Filho, da Escola Municipal Profª Celina Guimarães Viana, da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha e da Escola Municipal Prof. Antônio Fagundes, todos eles do 7º e do 8º Ano do Ensino Fundamental”, explicou a bióloga Cristiane de Carvalho, da Ufersa.

O projeto visa despertar a curiosidade científica em estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas da Rede Estadual e Municipal em Mossoró e capacitar professores e alunos no uso do método científico. “Com esse incentivo à produção científica, nós pretendemos também mostrar como se organiza e se produz uma feira de ciências com no mínimo 20 trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento, usando o método científico”, destacou a bióloga.

O desenvolvimento do projeto já passou por várias etapas como curso sobre Metodologia Científica e Curso de Férias. No momento, os alunos estão na etapa das aulas de campo. “Estamos realizando visitas às instituições acadêmicas ou de interesse científico nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nesta semana, temos alunos visitando João Pessoa e Recife. Os alunos são acompanhados pelos professores ou diretores dessas escolas”, enfatizou Cristiane Carvalho.