Na tarde dessa sexta-feira, 31, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou no Abrigo Amantino Câmara uma ação alusiva ao mês do idoso, celebrado neste mês de outubro. A ação foi coordenada pelo CREAS e contou com a participação de um grupo de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Entre os 66 idosos que moram na instituição, histórias e causos não faltaram para partilharem com os adolescentes. O objetivo da ação era criar um momento de integração entre as pessoas de diversas idades, e formar um ambiente de convivência harmoniosa e de desenvolvimento social.

Para a assistente social do Abrigo Amantino Câmara, Rita Lúcia, momentos de confraternização como esse são de extrema importância para os idosos, pois ajudam na socialização e em manter uma boa qualidade de vida.

“O abrigo está com as suas portas abertas para ações desse tipo. É um bem que fazemos para nós e para os idosos. É uma ajuda mútua, um momento de trocas de saberes e formação de seres humanos preocupados com o outro”, declarou Rita Lúcia.

A educadora social do CREAS, Joriana Pontes, trabalhou no mês de outubro junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, com oficinas abordando os cuidados com as pessoas da terceira idade. As ações eram fundamentadas em uma visão participativa e dialógica, visando também a ressocialização dos jovens em conflito com a lei.

“Trabalhamos de uma forma interativa e com situações reais. A ação de hoje foi resultado de um mês de trabalho, pois elaboramos lembranças, textos, gincanas e ações para o cuidado com os idosos. Para os adolescentes é um momento de aprendizagem e compartilhamento, e de extrema importância para a inclusão social”, frisou Joriana Pontes.