Aécio é mais competitivo

O PSDB não tem que ficar inventando candidaturas para 2018. O candidato mais competitivo no partido ainda é o senador Aécio Neves, sem tirar os méritos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Dentre todos os tucanos foi Aécio que ameaçou tirar o PT do poder, dividindo o Brasil ao meio.Novo, talentoso, preparado e com uma resistência dialética impressionante, Aécio só não ganhou de Dilma porque pecou em Minas, sua principal base, logo no primeiro turno ao tentar ressuscitar uma múmia para governador, no caso o ex-ministro Pimenta da Veiga.

Alguém pode argumentar que Eduardo Campos também tirou nomes do bolso do colete. É verdade, mas tem um diferencial: nem Geraldo Júlio, prefeito do Recife, nem Paulo Câmara, governador eleito, representam uma volta ao passado, São inovações, fichas limpas, diferentes de Pimenta.

Mesmo bombardeado por acusações no chamado mensalão mineiro, Pimenta foi mantido no jogo, em nenhum momento Aécio admitiu substitui-lo, ou seja, subestimou a Inteligência mineira. E deu no que deu! Com a eleição de Fernando Pimentel, o PT sedimentou as bases para a vitória de Dilma.Aécio, entretanto, ainda é maior do que Alckmin para 2018. O governador de São Paulo, que já enfrentou Lula e provocou um segundo turno na disputa presidencial, passou a ter seu nome ventilado na disputa presidencial daqui a quatro anos pela sua fantástica reeleição.

Bateu o PT e todos os concorrentes no primeiro turno, apesar da seca, fenômeno novo em São Paulo e que chegou a ser nacionalizado por Dilma nos dois últimos debates com Aécio. Alckmin, entretanto, é um famoso picolé de chuchu, pode encantar São Paulo, mas está longe de ter o charme e o carisma de Aécio, predicados que somam e muito numa disputa presidencial. (Magno Martins)