Artesanato é apresentado como utilitário para empresas turísticas.

Os serviços do setor de turismo e os produtos manufaturados da cultura popular do Rio Grande do Norte terão destaque na Feira do Empreendedor 2014 com a estruturação do espaço da Produção Associada ao Turismo. A proposta do espaço é mostrar como as áreas ligadas a duas cadeias produtivas não estão dissociadas, juntando peças artesanais aos ambientes de empreendimentos turísticos. Promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte a cada dois anos, a Feira do Empreendedor será realizada no período de 12 a 15 de novembro, na área multiuso da Arena das Dunas, funcionando das 16h às 22h.

“Os segmentos de turismo, arte e cultura não caminham sozinhos. Integrar é uma forma de valorizar todos esses segmentos. Por isso, o objetivo do espaço Produção Associada ao Turismo é mostrar peças artesanais de maneira utilitária, sendo, para isso, usadas na disposição de um restaurante”, afirma a coordenadora do espaço, Jupira Nunes.

As peças são oriundas de artesãos de Parnamirim, São Gonçalo e Vera Cruz, que integram o projeto Setorial de Artesanato do Sebrae. Os trabalhos que serão apresentados no espaço foram elaborados a partir de tipologias características da região, como palha, cipó, barro, fibra de coco e crochê. Essa produção foi confeccionada por cinco artesãos, que terão suas peças expostas no local.

Além da exposição dos produtos, os visitantes vão poder obter informações sobre as práticas tributárias relacionadas ao artesanato no país. “Vamos distribuir folders com essas explicações. É importante que o artesão saiba quando ele está isento ou não desses impostos para que dessa forma ele se prepare de maneira adequada, fornecendo ao mercado produtos com preços justos”, enfatizou Jupira Nunes.

Fonte: Assessoria