Semarh planeja ampliação dos quintais produtivos.

Na tarde da última terça-feira, 11, reunião realizada no Sindicato da Lavoura de Mossoró discutiu a ampliação do projeto dos quintais produtivos para outras comunidades e projetos de assentamento da zona rural de Mossoró. O encontro contou com a presença dos representantes de várias comunidades rurais do Município, da Cooperativa Terra Livre e da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH).

Os moradores das 133 comunidades e projetos de assentamento que formam a zona rural de Mossoró dialogaram e, através dos seus representantes, discutiram as propostas para a construção e ampliação dos quintais produtivos. O projeto dos quintais benefica agricultores familiares que, através do cultivo de hortaliças, frutas e da criação de aves, como a galinha, realizam uma atividade alternativa para o incremento da renda.

 

Moradores das comunidades de Nova Esperança e da Cristaline são alguns dos beneficiados pelo projeto dos quintais produtivos. São dezenas de quintais espalhados pelas comunidades, cultivados pelos agricultores familiares e que produzem alimentos que chegam à mesa dos consumidores com uma ótima qualidade.

Para o secretário municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos, “os quintais produtivos geram renda para o agricultor familiar e injetam dinheiro também na economia de Mossoró. São produtos que chegam à mesa do consumidor sem a presença de agrotóxicos e/ou outros produtos tóxicos”, disse.

Através de parcerias, como a Cooperativa Terra Livre e a empresa Petrobras, os moradores beneficiados recebem instruções técnicas para o manejo e cultivo das hortaliças, frutas e verduras; além de instruções de investimentos.

Fonte: Assecom