A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino. Foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Educação, Iêda Chaves, a Provinha Brasil visa atingir determinados objetivos. “A Provinha Brasil, entre outros pontos, busca avaliar o nível de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades”, apontou a secretária.

Para atender ao artigo 9º da Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Inep desenvolve um sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil. O artigo 9º diz também que a avaliação do desempenho dos estudantes do 2º Ano do ensino fundamental deve ser feita com aplicação da Provinha Brasil, pelas escolas participantes do pacto, no início e no fim de cada ano.

“A Provinha Brasil é aplicada única e exclusivamente nas turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental em duas etapas. A primeira etapa é realizada entre os meses de março e abril. Essa primeira etapa é para que o professor tenha condições de conhecer as habilidades dos seus alunos. A segunda etapa será realizada no próximo mês”, explicou Darlly Noronha, coordenadora da Divisão dos Anos Iniciais da Secretaria da Educação.

Na Rede Municipal de Ensino, a 2ª etapa da Provinha Brasil será aplicada no mês de dezembro em 59 escolas, sendo 31 na Zona Urbana e 28 na Zona Rural, em 79 turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. Ao todo 1.398 alunos serão submetidos à prova.

Neste ano, a Provinha será aplicada pelo supervisor pedagógico da escola seguindo as orientações contidas no Guia de Aplicação. “Orientamos que a escola mobilize os alunos com o objetivo de garantir que todos participem da aplicação e é fundamental a leitura de todo material que orienta o processo de aplicação”, enfatizou Iêda Chaves.

Confira o cronograma da 2ª etapa da Provinha Brasil:

– Entrega das Avaliações – 28/11

– Aplicação da Provinha de Língua Portuguesa – 01/12

– Aplicação da Provinha de Matemática – 02/12

– Aplicação com os faltosos – 03 e 04/12

– Período para inserção dos resultados no Sistema – 08 a 12/12.

Fonte: Assessoria