Projeto Câmara Empreendedora encerra atividades no ano de 2014.

 

Representantes de vários segmentos da classe empresarial de Mossoró estiveram reunidos nesta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Mossoró para o encerramento das atividades do Projeto Câmara Empreendedora no ano de 2014.

Nesta edição, o projeto convidou os empresários Vilmar Pereira e Jair Queiroz, que relataram suas experiências empreendedoras aos presentes. O empresário Vilmar Pereira foi o primeiro a utilizar a Tribuna, contando sua história. Nascido em Umarizal, Vilmar iniciou sua trajetória empreendedora em 1968, em Mossoró, tendo atuado em vários ramos de atividade. Participou da construção do Porto Ilha e atualmente é diretor presidente das empresas Vipetro, Petroforte Factoring e Petroimóveis. Foi presidente da ACDP, ACIM e SIMETAL. Hoje é diretor da FIERN, vice-presidente da ACIM e membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE.

Em seguida, o empresário Jair Queiroz fez uso da Tribuna. Nascido em São Francisco do Oeste, Jair mudou-se com a família aos 3 anos de idade para Mossoró, fugindo da seca. Estudou em escola pública e entrou no ramo empresarial na década de 1990, com um pequeno mercado no bairro Belo Horizonte. Em seguida abriu outras lojas, até que inaugurou o primeiro hipermercado de Mossoró. Hoje, tem empreendimentos em Assu, Patu, Caraúbas, Parnamirim, João Câmara, Limoeiro (CE), Catolé do Rocha (PB) e São Bento (PB).

Os dois empresários receberam o Mérito Empreendedor da Câmara Municipal de Mossoró pela participação no projeto. Também foi outorgada uma homenagem póstuma ao empresário Francisco Fernandes de Souza, o Souzinha do Parque Elétrico, que nomeia o projeto. “Os vereadores aprovaram por unanimidade o nome do nosso saudoso Souzinha para nomear a Câmara Empreendedora por tudo que ele representa para o comércio de Mossoró, com o exemplo de empreendedorismo que ele deixou, tornando-se referência entre os empresários de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Para a Câmara é uma honra ter o nome de Souzinha neste projeto”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Professor Francisco Carlos.

Ainda na solenidade de encerramento da Câmara Empreendedora, foram homenageados os empresários Jorge Ricardo do Rosário, com o Mérito Empreendedor, e Winston Rodrigues Fernandes, com a Medalha do Mérito Industrial e Comercial “Diran Ramos do Amaral”.

Câmara Empreendedora – a proposta nasceu do mandato do vereador Professor Francisco Carlos, tendo sido implantada em agosto de 2014. A “Câmara Empreendedora” alcançou de forma rápida os objetivos para os quais foi pensado e na última quarta-feira (19) foi aprovada a resolução que nomeia como Câmara Empreendedora Francisco Fernandes de Souza – o “Souzinha do Parque Elétrico”.

Segundo o autor do projeto, a Câmara Empreendedora tem servido, não apenas para que os empresários vitoriosos sejam homenageados e apresentassem sua história, mas também atingido um novo público. “Jovens estudantes comparecem aos encontros e, com os bons exemplos repassados, a Câmara Municipal cumpre seu papel de também incentivar a nova geração para acreditar que é possível ter um sonho, uma profissão, e vencer, apesar das dificuldades”, destaca Francisco Carlos.

Todas as experiências relatadas no projeto Câmara Empreendedora serão compiladas em um DVD, que serão repassados para as escolas públicas de Mossoró, para que essas experiências sejam compartilhadas com um maior número de jovens.

Participaram da Câmara Empreendedora o presidente da Fecomercio/RN, Marcelo Queiroz além de grandes empreendedores com atuação em Mossoró, como Neuzo Leite, Antônio Ferreira Júnior, Pedro Teodoro, Jorge do Rosário, entre outros. Segundo o presidente Francisco Carlos, o projeto tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo.

Fonte: Assessoria