Um dia depois de retornar de Brasília onde teve o compromisso da bancada federal de alocar recursos no Orçamento Geral da União (OGU/2015) para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o reitor Pedro Fernandes visitou, nesta quinta-feira, 20, a Assembleia Legislativa.

No legislativo estadual, o reitor também recebeu a garantia de que a UERN será beneficiada com emendas parlamentares. Foi assim com a deputada Larissa Rosado, que já decidiu que a UERN mais uma vez terá prioridade na sua cota individual. Embora não tenha decidido valores, a deputada assegurou que destinará recursos no OGE dentro das prioridades apontadas pelo reitor, que são acessibilidade, rede elétrica e internet para melhorar a assistência estudantil em todo o âmbito da instituição.

O deputado George Soares também já assegurou emenda direcionada ao Campus Avançado “Walter de Sá Leitâo” para infraestrutura, destacando-se entre os benefícios, a construção do primeiro laboratório de solo, sementes e minérios do Rio Grande do Norte, do curso de Geografia. O reitor também manteve contato com o líder do governo, deputado Getúlio Rego. que garantiu a renovação de emenda para a instituição.

Relatoria – Explicando que os entendimentos foram apenas iniciados e que a UERN buscará apoio dos outros parlamentares, o reitor Pedro Fernandes se reuniu ainda com o relator da Comissão de Orçamento, deputado José Dias, de quem ouviu que mesmo tendo havido uma redução de 28% na cota individual de emendas parlamentares (redução de R$ 2,5 milhões para R$ 1,8 milhão), a UERN terá atenção especial dos deputados pela importância que a instituição representa na formação de pessoal e desenvolvimento regional do Estado. Uma das vantagens, segundo o deputado, é que além de ser criado um fundo especial, as emendas individuais passarão a ser impositivas, conforme entendimento entre os parlamentares, como acontece com o Orçamento Geral da União.

O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, mais uma vez afirmou que a UERN na visão dos deputados estaduais é essencial para o crescimento do Rio Grande do Norte tanto como academia quanto como instrumento de transformação social com políticas públicas de atendimento à sociedade potiguar, através da pesquisa e extensão.

O reitor Pedro Fernandes adiantou que no decorrer dessa semana manterá contato com outros parlamentares para solicitar emendas ao OGE dentro da cota de cada um. Ele também agradeceu o apoio que tem recebido no processo de empenho e liberação das emendas parlamentares para a UERN.

Fonte: Assessoria