A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) está ampliando e fazendo a reposição de lixeiras plásticas em várias áreas da cidade. É um trabalho contínuo com o intuito de estimular as pessoas a não jogarem lixo nas vias públicas.

Essa semana, por exemplo, cinco lixeiras foram instaladas na Praça Damião Germano de Queiroz, localizada no Conjunto Inocoop, bairro Nova Betânia, que está sendo revitalizada e será inaugurada nos próximos dias. O mesmo trabalho está sendo feito no Centro da cidade, onde é grande o contingente de pessoas circulando, consumindo e produzindo lixo diariamente.

O secretário de Serviços Urbanos, Carlos Clay, esclarece que a decisão de instalar lixeiras obedece a critérios, entre eles a garantia de serviços como higienização e esvaziamento regulares. “É importante que as pessoas entendam que não se trata apenas de espalhar lixeiras pela cidade. Esse trabalho precisa estar atrelado a outros. Além de instalar, nós temos que garantir que essa lixeira seja limpa e esvaziada regularmente, para não virar um vetor de doenças”, destacou Carlos Clay.

As lixeiras de plástico de Mossoró são monitoradas por um sistema chamado georreferenciamento. Com ajuda de GPS, equipes da secretaria mapeam os locais de concentração das lixeiras de pequeno porte (até 20 litros), bem como seu estado de conservação. Esse trabalho simples e inovador permite monitorar, via internet, as lixeiras plásticas, facilitando principalmente a identificação de áreas com deficiência dos coletores.