Apresentações culturais, esportivas e muita diversão marcaram mais uma solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que aconteceu na manhã deste sábado, 22, no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini. Alunos de várias escolas da Rede Municipal de Ensino, autoridades civis e militares participaram da cerimônia.

O PROERD consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e adolescentes. Os próprios policiais militares vão às escolas ministrar aulas, palestras e dinâmicas onde predominam as orientações de prevenção às drogas e à violência. O trabalho acontece através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal da Educação.

A titular da Secretaria Municipal da Educação, Iêda Chaves, estava presente ao evento representando o Prefeito de Mossoró, Francisco José Junior. “O município garante o material através da confecção do Livro PROERD composto por conteúdos que auxilia os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que influenciam o uso das drogas. Nós entramos nessa parceria porque acreditamos no trabalho realizado pelos monitores da Polícia Militar junto as nossas crianças e adolescentes atendidos pele Rede Municipal de Ensino”, explicou a Secretaria Municipal da Educação.

 Na mesma ocasião os policiais militares e monitores do Proerd em Mossoró fizeram a premiação dos campeões da IV Copa Proerd de Futsal. “Nossas atividades com os alunos não consistem apenas as orientações em sala de aula. Realizamos também atividades esportivas para confraternizar as várias escolas atendidas pelo programa. Em outubro realizamos a Copa Proerd e hoje vamos fazer a premiação do 1º, 2º e 3º lugar”, afirmou Ibraim Vilar, policial militar e monitor do Proerd.

Em 2014, oito instrutores da Polícia Militar trabalharam com 30 escolas da Rede Municipal de Ensino, em 52 turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental, totalizando 1.347 alunos, que serão formados na solenidade neste sábado.

Fonte: Assessoria