O inglês Lewis Hamilton conquistou o bicampeonato do Mundial de Fórmula 1 na manhã deste domingo ao vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Do prodígio campeão de 2008 a um experiente bicampeão em 2014. Seis anos se passaram, mas o arrojado Lewis Hamilton enfim conquistou seu segundo título Mundial de Fórmula 1. Numa temporada com domínio da Mercedes, o GP de Abu Dhabi teve muita emoção, quando parecia fadado a um desfecho frio. Problemas nas Mercedes quase custaram a vitória ao inglês, mas ela veio no finzinho. Hamilton, que podia até chegar em segundo lugar, pulou à frente logo na largada, retomou a liderança a dez voltas no fim, ameaçado por Felipe Massa, segundo colocado, e acelerou no limite do que podia para vencer e levantar a taça com sua 11ª vitória no ano.

Hamilton iniciou a prova com 17 pontos de vantagem e ultrapassou o alemão Nico Rosberg já na largada. Após o triunfo no Circuito de Yas Marina, o inglês chega aos 384 pontos ganhos e termina com 67 de vantagem em relação a Nico Rosberg – a etapa de Abu Dhabi ofereceu pontuação dobrada.

Felipe Massa largou bem e contou com um problema no carro de Nico Rosberg, 14º colocado, para assumir o segundo posto. O brasileiro não conseguia um resultado como esse desde a edição de 2012 do Grande Prêmio do Japão, quando ainda competia pela Ferrari. Com dois pódios seguidos – foi terceiro em Interlagos -, ele repete a temporada de 2010.

O brasileiro Felipe Massa brilhou como não fizera em toda a temporada. Com seu melhor resultado do ano, chegou na segunda colocação, colado ao líder, e ficou muito próximo da sua primeira vitória desde 2008. O piloto da Williams precisou fazer uma segunda parada e deixou o triunfo escapar. Valtteri Bottas, seu companheiro de time, foi o terceiro colocado. Rosberg chegou em 14º após os problemas que afetaram a sua Mercedes e a de Hamilton.

 Gazeta Esportiva.