Neste domingo, 23, a Associação do Oeste de Karatê Tradicional (ASSOKAT) promove em Mossoró a I Copa de Karatê. A competição acontece no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, até às 17h. Pelo menos 100 atletas participam da competição. Além dos alunos do Projeto Craque do Futuro, alunos de projetos de escolas municipais e privadas também competem.

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Esporte e Lazer, apoia a competição cedendo o espaço do ginásio e na aquisição e repasse das medalhas. Os atletas participantes da I Copa Assokat são exclusivamente os que fazem parte da associação, com idade entre cinco a 17 anos. A entrada é gratuita e tem o objetivo de divulgar o esporte na cidade.

De acordo com o sensei Wanderley da Silva, faixa preta 4º dan, a competição pretende divulgar cada vez mais o karatê tradicional. “Além de divulgar essa modalidade na cidade, estamos estimulando os atletas a se dedicarem nos treinamentos e fazer com que o esporte chegue à comunidade”, disse. A concentração teve início às 8h e a I Copa Assokat se estende o dia inteiro sem intervalo para almoço.

Esta edição da copa é direcionada para atletas menores de idade. Os três primeiros caratecas classificados em cada modalidade serão premiados com medalhas. A associação pretende no mês de dezembro realizar a mesma competição no nível adulto. Em maio de 2015, acontecerá o Campeonato Estadual que envolverá competidores de todas as idades.

O Karatê é uma das modalidades do Projeto Craque do Futuro. Nas segundas, quartas e sextas, as pessoas que se interessarem podem se matricular e treinar gratuitamente no Ginásio Pedro Ciarlini com o sensei Wanderley. Além do karatê, o Craque do Futuro dispõe de aulas de taekwondo, futebol, futsal e basquete. As aulas e inscrições acontecem no ginásio. Crianças a partir dos 10 anos podem participar do projeto, o único pré-requisito é ter o próprio quimono. Além de crianças, o projeto também contempla adolescentes e adultos de ambos os sexos.

Fonte: Assessoria