Governo do Estado e Sethas inauguram Casa Lar em Extremoz

Mais um feito histórico para o Rio Grande do Norte. A Governadora Rosalba Ciarlini junto com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) vão inaugurar na manhã desta segunda-feira (01), a partir das 10h, no município de Extremoz, a Casa Lar. O Lar tem capacidade para 10 abrigados e conta com uma equipe técnica especializada.

Com a inauguração o Governo do Estado estará dando um passo importante no âmbito da assistência social do RN. Após 24 anos sendo debatida entre os órgãos responsáveis, a Casa Lar de Extremoz abre suas portas como a primeira no processo de regionalização na prestação dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, sob medida protetiva. A Casa foi fundada com base nas políticas públicas que priorizam o atendimento à criança e o adolescente e servirá como abrigo temporário para esse público, no caso da provisoriedade do afastamento do vínculo familiar. Também estará disponível na residência o atendimento especializado e individualizado, através de profissionais da área da assistência social e da psicologia.

O Serviço de Acolhimento provisório oferecido em unidades residenciais visa estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar; promover hábitos e atitudes de autonomia e de interação social com as pessoas da comunidade e garantir o acesso e respeito à diversidade e não discriminação, além do respeito à autonomia da criança e do adolescente.

São parceiras nesta conquista, junto ao Governo do Estado e Sethas, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (CAOPIJ-RN), Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ-RN); Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC); Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) e a Prefeitura Municipal de Extremoz.

Fonte: Assessoria