O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor Pedro Fernandes, fará palestra dentro do I Seminário de Avaliação da Implementação do programa RN Sustentável, no próximo dia 8. Ele abordará o tema “A Melhoria dos Serviços Públicos para o Desenvolvimento Humano”. O painel terá como mediadores André Loureiro e Madalena Santos, especialistas em educação do Banco Mundial.

O objetivo do painel temático que será realizado das 11h às 12h30, é apresentar e debater lições aprendidas e os resultados alcançados na implementação do componente “Melhoria dos Serviços Públicos” , seguindo as metas estabelecidas pelo Banco, parceiro do governo do Estado no Programa “RN Sustentável”. A UERN foi incluída no Programa com a maior obra de saúde pública que é o Hospital/Ensino Materno-Infantil que será construído no campus universitário central em Mossoró, além de outras ações como capacitação profissional.

A palestra do reitor da UERN terá como debatedoras Ana Beatriz Petta (da Secretaria de Saúde Pública (SESAP); Jailma Carvalho, da Secretaria de Educação (SEEC) e Valéria Costa, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED).

O I seminário de Avaliação do Programa RN Sustentável será aberto pela governadora Rosalba Ciarlini, às 9h, na Escola de Governo, com a presença de Boris Utria coordenador do Banco Mundial e do secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues. Logo em seguida haverá assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o 1° Parque Tecnológico do Estado. Na mesma solenidade haverá assinatura de contrato entre o governo do Estado ea Deloitte para a realização da auditoria na folha de pagamento do Estado.

O seminário será realizado durante dois dias com palestras, exposição fotográfica e vídeo sobre as ações do programa e ao final do evento haverá apresentação do Plano Operativo Anual 2015 e do Relatório de Progresso 2013-2014. A expositora será Ana Cristina Guedes, Gerente Executiva do RN Sustentável.

Traçando perfil – A proximidade da UERN e Banco Mundial será ampliada para além do programa RN Sustentável. O Banco quer contratar a UERN para um trabalho de pesquisa sobre cotas sociais, especificamente na Faculdade de Ciências da Saúde.

O Banco Mundial quer conhecer o perfil do estudante de Medicina, identificando, principalmente, qual o destino dos alunos que concluem o Curso. A pesquisa conter indicadores sociais, onde e como estão trabalhando os egressos de Medicina da UERN, além de apontar especificidade sobre os que tiveram acesso à FACS, pela reserva de cotas.

A UERN e o Banco já iniciaram entendimento através de videoconferência entre o reitor e diretores da Faculdade de Medicina e diretores do Bando Mundial em Recife, Pernambuco, e Washington, Estados Unidos.

Fonte: Assessoria