# # Apenas 54,3% dos jovens brasileiros concluíram o ensino médio até os 19 anos

Divulgaram hoje (8) através do movimento Todos pela Educação um levantamento mostrando que no ano passado, apenas 54,3% de jovens brasileiros até os 19 anos de idade conseguiram concluir o ensino médio. O indicador foi calculado com base nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013. Apesar da porcentagem não ser boa, o índice, vem melhorando ao passar dos anos. Em 2007, 46,6% dos jovens concluíram o ensino médio até 19 anos. Em 2009, foram 51,6% e, em 2012, 53%. O movimento Todos pela Educação tem em meta que até em 2022 os jovens tenham qualidade na educação, e que pelo menos 90% dos jovens concluam o ensino médio até 19 anos. O levantamento mostra ainda que ao se levar em conta a raça, a parcela de jovens negros que concluem o ensino fundamental e médio mais tarde é maior que a dos jovens brancos.

# # Mais partidos 

O Brasil pode ganhar ainda mais partidos nas eleições dos próximos anos para se somar aos 32 já existentes no país. São 41 novas siglas já fundadas, cujos estatutos foram publicados no Diário Oficial da União. Segundo levantamento do jornal O Globo, estão na fase de recolhimento e validação de assinaturas nos estados, etapa que antecede a obtenção do registro no Tribunal Superior Eleitoral. Duas legendas aparecem na listagem dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), mas já estão à espera do julgamento no TSE: o Partido Novo (Novo) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB).

# # Programa do IR 2015 já está disponível

A Secretaria da Receita Federal informou que está disponível para “download”, até 19 de dezembro, a versão de testes do Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda (IRPF) 2015, relativo ao ano-base 2014.O objetivo, explicou o Fisco, é que os contribuintes conheçam as principais novidades para elaboração da Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País do exercício 2015.O “dowload” do programa pode ser feito por meio da página da Receita Federal. Há versões do programa para Windowns, Linux, Mac e outros sistemas operacionais.A temporada de entrega do Imposto de Renda começa somente em março de cada ano, se estendendo até o final do mês de abril. Em 2014, mais de 26 milhões de contribuintes apresentaram o documento.