São 133 comunidades rurais e projetos de assentamento. Mais de 22 mil moradores. 90% do espaço geográfico mossoroense é rural. Esses são os dados demonstrativos da zona rural de Mossoró.

Em um ano de gestão, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, e a Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH), com o titular da pasta, Rondinelli Carlos, planejaram e executaram ações em favorecimento ao homem do campo. Os números dessa atual gestão confirmam que Mossoró está no caminho certo ao fazer investimentos na economia rural, como nas atividades da fruticultura irrigada e na criação de bovinos, caprinos e ovinos.

Para manter o homem no campo, ampliar e diversificar as atividades econômicas, a água é um recurso indispensável na qualidade de vida dos moradores e na garantia da plena produção. Nesse aspecto, só em 2014 foram investidos mais de R$ 1 milhão em ações para a convivência com a seca. Foram mais de dez poços perfurados em um ano de gestão. Os moradores dos Projetos de Assentamento São Cristóvão, Sol Nascente, Montana, Poço 10/Nova União, Pomar, Paulo Freire e das comunidades Picada II e APAMA puderam, pela primeira vez, ter acesso à água de qualidade e próxima as suas residências e campos produtivos.

Em parceria com o Governo Federal, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, garantiu o acesso à água em áreas rurais para o consumo humano, animal e na utilização das atividades agrícolas. Centenas de cisternas foram entregues aos moradores rurais. A iniciativa teve como objetivo promover o abastecimento de água e também ofertar condições visando ao pleno desenvolvimento humano e econômico dos beneficiados.

Com a chegada da água às comunidades rurais, está sendo possível atender as necessidades do consumo humano, mas também proporcionando geração de renda com a agricultura familiar em hortaliças, entre outros”, explicou o secretário de Agricultura e dos Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos.

São 50 poços de médio porte e com dessalinizadores administrados pelo Poder Municipal. Mais quatro poços profundos (mais de 500m de profundidade), localizados nas comunidades de Pedra Branca, Melancias, Barrinha e Jucuri, que também estão sob a responsabilidade do poder público. A oferta da água é feita de forma gratuita aos moradores. São mais de R$ 70 mil mensais em investimentos para assegurar que os recursos hídricos cheguem às torneiras dos moradores; esse valor é alocado para o pagamento da energia elétrica dos poços e na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos hídricos.

Fonte: Assessoria