Reformulação de Pau dos Ferros inclui Arquitetura e outros três novos cursos.

 

Prestes a completar três anos de criação, o câmpus da Ufersa na cidade de Pau dos Ferros passará por uma grande reformulação com a chegada de 4 novos cursos e, consequentemente, a ampliação no número de vagas. Hoje são destinadas 150 vagas por semestre, mas já no Sistema de Seleção Unificada – SiSU de 2015 esse número irá saltar para 200.

Todas as vagas até então estão concentradas na única opção de ingresso para o Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, que dispõe de duas opções de cursos para o segundo ciclo de formação com as graduações em Engenharia Civil e Ciência da Computação.

No entanto, com a modificação aprovada nesta sexta-feira, dia 19, pelo colegiado do Conselho Universitário – CONSUNI, Pau dos Ferros passa a ter três opções de cursos com ingresso semestral direto pelo SiSU. Permanece o curso de BCT, mas com apenas 80 vagas e contando agora com o curso de Engenharia Civil e o novo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária como opções para o segundo ciclo de formação.

A outra novidade é a criação do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI, com 80 vagas e também com a metodologia de dois ciclos de formação. Passada a fase inicial, o graduando poderá ingressar em um dos dois novos cursos: Engenharia de Computação e Engenharia de Software.

A terceira opção de ingresso em Pau dos Ferros está na chegada do curso de Arquitetura e Urbanismo, com oferta de 40 vagas por semestre. As mudanças fazem parte do processo de repactuação da Universidade com o Ministério da Educação – MEC, levando em consideração a possibilidade de adequação de outros cursos a serem ofertados nessa unidade.

A escolha desses quatro novos cursos leva em consideração aspectos como a demanda de mercado profissional; aptidão econômica da região; ofertas de cursos por outras Instituições de Ensino Superior – IES próximas; carência profissional na região; infraestrutura do câmpus; interesse dos alunos e fortalecimento de grupos de pesquisa, ensino e extensão.

O câmpus da Ufersa em Pau dos Ferros é o mais distante do Câmpus Central, em Mossoró, de modo que se desponta como principal instituição pública de ensino superior na Região do Alto Oeste Potiguar, atendendo a 37 municípios, além de forte interação cultural com os Estados vizinhos da Paraíba e Ceará.

A chegada do Curso de Arquitetura e Urbanismo é comemorada pela comunidade acadêmica, visto ser uma das graduações mais solicitadas. O professor Alexsandro Pereiro Lima, diretor do Câmpus, ressalta a importância do novo curso para o crescimento da região. “A Universidade vai formar profissional voltado para expansão do setor de construção civil, estética da paisagem, artes, planejamento urbano das cidades, bem como setores relacionados à tecnologia na arquitetura e áreas afins como engenharia civil, ambiental e de materiais”.

O reitor José de Arimatea de Matos reforça que a necessidade das novas graduações é demonstrada pelos investimentos em infraestrutura que estão ocorrendo no Brasil. “Nosso esforço tem sido pautado pela interiorização do Ensino Superior. A Ufersa é uma Universidade em plena expansão e uma importante propulsora do desenvolvimento econômico sustentável com inclusão social no nosso Estado”, defende o reitor.

 Fonte: Assessoria