Renan Barão passa pela balança e volta ao octógono neste sábado.

A balança está superada. Na tarde desta sexta-feira (19), o lutador peso galo, Renan Barão, bateu o limite de 61 quilos da categoria e está confirmado para o confronto contra o canadense Mitch Gagnon, pelo co-evento do UFC Barueri, deste sábado (20), com transmissão ao vivo da Rede Globo. Segundo Barão, passada a pesagem, é recuperar bem o peso e focar no adversário, para colocar em prática tudo que treinou nos últimos três meses.

Esta, por sinal, é a quarta preparação para luta que Barão concluiu em 2014 – nenhum outro lutador do top 10 do peso galo passou por tantas preparações assim neste ano. Em fevereiro, Barão venceu Urijah Faber; em maio, lutou contra TJ Dillashaw e, em agosto, apesar de sofrido problemas para bater o peso, realizou toda a preparação para a aguardada revanche contra Dilashaw, que acabou não acontecendo.

Dessa forma, Barão fez quatro preparações (três delas, para lutas de cinco rounds, que exigem mais da parte física do lutador) em 2014. “O ano foi intenso e quase não tive férias, mas eu que pedi para lutar agora. Não queria terminar 2014 com aquilo que aconteceu na revanche contra Dillashaw. Graças a Deus, o UFC me deu essa oportunidade e vou me esforçar para acabar o ano com uma grande vitória”, afirmou Barão.

Sobre a perda de peso, o lutador afirmou que “nunca é fácil”, mas “desta vez sofreu menos para chegar ao limite da categoria”. “Fui acompanhado pelo nutricionista Chicão Freitas e pela equipe de profissionais da Kimura e da Nova União. Me mantive mais leve durante toda a preparação. O resultado foi dado agora, quando me desgastei menos para perder o peso”, afirmou Barão.

A luta contra Mitch Gagnon é a primeira que Barão faz de apenas três rounds nos últimos dois anos. Desde que venceu pela primeira vez o americano Urijah Faber, em julho de 2012, o ex-campeão peso galo do UFC estava fazendo defesas de cinturão. “A diferença é que não forçamos tanto na parte física, mas mesmo assim ainda puxamos bastante nesse ponto. Minha preparação para lutar contra Gagnon foi como se fosse uma luta pelo cinturão”, garantiu Renan Barão.

BARÃO EM NÚMEROS

A luta contra Mitch Gagnon será a nona de Barão no UFC, maior organização de MMA do mundo. Até agora, são sete vitórias, sendo duas por nocaute, duas por finalização e três decisão unanime dos juízes. Ganhou duas vezes o prêmio de “Luta da Noite”, uma vez o de “Finalização da Noite” e de “Nocaute da Noite”, além de passar quase dois anos com o cinturão interino/linear da categoria galo.

Em oito lutas, Barão ficou em cima do octógono por uma hora e 44 minutos. Se apresentou quatro vezes nos Estados Unidos, duas vezes na Inglaterra e duas vezes no Canadá. “Sou sempre muito bem recebido em todos os lugares, mas no Brasil, realmente, o clima é outro. A energia é muito positiva e espero retribuir todo esse carinho com uma grande apresentação na noite deste sábado”, afirmou Barão.

 

Card Principal

Lyoto Machida x CB Dollaway, peso-médio

Renan Barão x Mitch Gagnon, peso-galo

Antônio “Cara de Sapato” x Patrick Cummins, peso-meio-pesado

Elias Silvério x Rashid Magomedov, peso-leve

Erick Silva x Mike Rhodes, peso-meio-médio

Daniel Sarafian x Junior Alpha, peso-médio

 

Card Preliminar

Marcos Pezão x Igor Pokrajac, peso-meio-pesado

Tom Niinimaki x Renato Moicano, peso-pena

Darren Elkins x Hacran Dias, peso-pena

Leandro Issa x Ulka Sasaki, peso-galo

Marcio Lyoto x Tim Means, peso-meio-médio

Vitor Miranda x Jake Collier, peso-médio