PT começa a se digladiar por secretarias no governo Robinson.

 

A guerra fria no Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte voltou à tona, devido às indicações da sigla para o futuro governo Robinson Faria (PSD). Mais uma vez, os grupos da senadora eleita Fátima Bezerra (PT) e do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) voltaram a disputar espaço. Novamente, Mineiro levou a melhor.

O primeiro round da disputa entre a senadora eleita e o deputado foi uma queda de braço para decidir quem indicaria o nome do futuro secretário de Educação. Fátima pretendia indicar o professor do IFRN Getúlio Marques. Mas, Mineiro levou a questão para plenária interna e emplacou o professor Francisco das Chagas Fernandes.

O resultado deixou a senadora eleita chateada. Maior expoente eleitoral da legenda, Fátima não “apita” em nada dentro do partido. É obrigada a se submeter às decisões do grupo comandado pelo deputado estadual, que, pela primeira vez no pleito de 2014, conseguiu uma votação para se eleger sem a necessidade da ajuda dos votos de legenda.

 

O PT ainda tem como espaços garantidos no governo Robinson as secretarias de Reforma Agrária, Cultura e da Mulher. Como Fernando tem maioria do diretório, Bezerra já desistiu de fazer indicações. Pré-candidato a prefeito de Natal para as eleições de 2016, o parlamentar terá toda a estrutura disponibilizada ao partido no futuro governo ao seu dispor.

O presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, disse que vê com naturalidade o processo de escolha dos nomes.”É uma questão interna do PT. Não vejo como disputa. Foi o modo que encontramos para definir os nomes. A senadora Fátima não me externou nenhuma insatisfação. No momento certo, anunciaremos todos os nomes”, declarou Paiva.

Para Mineiro, não houve impasse na escolha. “Tínhamos dois bons nomes. O professor Getúlio, que tem experiência com a Educação profissional, e o professor Francisco das Chagas, que desenvolveu todas as políticas públicas da Educação Básica no governo Lula. Então, como o estado trata de Educação básica, optamos pelo professor Francisco das Chagas. As demais pastas ainda estamos debatendo. Não temos datas para o anúncio”, frisou.Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com Fátima para comentar o assunto, mas ela não atendeu nem retornou às nossas ligações.

Fonte: Allan Darlyson