Homem do campo tem sido priorizado pela Prefeitura de Pau dos Ferros

O município, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), tem realizado investimentos importantes que beneficiam agricultores familiares. Com o início do verão, por exemplo, a prefeitura intensificou atividades como construção e desassoreamento (limpeza) de pequenos açudes, e construção de bebedouros.

Enquanto as primeiras obras visam à reserva de água, os bebedouros funcionam como uma solução imediata para o consumo animal. “Você chega em uma terra que está toda seca, cava e a água já aparece. Isso já mata a sede do gado, a sede do carneiro. Essa água, então, é de extrema necessidade”, disse o secretário Carlos Rodrigo.

Várias comunidades rurais estão sendo contempladas com os serviços, os quais têm o objetivo de proporcionar melhorias na condição de vida daqueles que dependem do campo para a sobrevivência.

Segundo Carlos Rodrigo, a zona rural tem recebido atenção especial da gestão. “Desde o início o prefeito Fabrício Torquato vem priorizando essa questão do agricultor. Ele tem tentado amenizar o máximo o sofrimento do homem do campo, principalmente em razão desta seca”, disse.

De acordo com a Sedru, a parceria com o Exército no trabalho de abastecimento do município garante apenas o consumo humano, enquanto o animal depende exclusivamente de recursos municipais. Assim, o apoio e a assistência da prefeitura são fundamentais para os agricultores.

Ao pensar dessa forma, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) atende o público diariamente, em sua sede, localizada na Avenida Getúlio Vargas, das 8h às 13h. Na ausência do secretário, os assessores técnicos realizam os encaminhamentos pertinentes para que os trabalhos fluam.

Portanto, a gestão atual não tem medido esforços para enfrentar os efeitos negativos da seca e favorecer homens e mulheres que vivem em comunidades rurais.