Perfuração de poços, manutenção preventiva e corretiva dos dessalinizadores, oferta de carros-pipas, concessão de insumos aos agricultores, orientação técnica para o plantio, colheita da cultura cultivada e campanha para o uso consciente dos recursos hídricos são algumas das ações efetivadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH) para a convivência com a seca.

O período de estiagem se prolonga há quase quatro anos e é o pior das últimas cinco décadas no Município. Diante desse quadro, a Semarh se mostra empenhada para elaborar e colocar em prática medidas que assegurem a qualidade de vida das famílias do campo e com condições de trabalharem na sua terra.

“Percorremos diariamente as comunidades rurais de Mossoró, conversando com os moradores e os agricultores para juntos buscarmos as melhores saídas para esse período de estiagem. O Poder Municipal levantou como bandeira de trabalho no setor da Agricultura e dos Recursos Hídricos, a garantia da oferta de água satisfatória e de qualidade para consumo do ser humano, animal e na atividade agrícola”, disse o secretário da Semarh, Rondinelli Carlos.

 Atualmente, a Prefeitura Municipal administra mais de cinquenta poços com dessalinizadores e oferta gratuitamente a energia elétrica para o funcionamento dos poços, com investimento mensal de quase R$ 70 mil alocados para o pagamento da energia elétrica e a manutenção dos dessalinizadores. Os moradores rurais recebem orientação da Semarh para utilizarem as cisternas quando tiver água na rede, evitando o uso do motor elétrico.

O incentivo aos agricultores vem também através da distribuição do óleo diesel, pelo Projeto Semear, que oferta gratuitamente o combustível utilizado no corte de terra, contemplando mais de cinco mil famílias. O projeto Garantia Safra é uma segurança financeira para o agricultor, em casos de excesso ou falta do recurso hídrico. O incentivo injeta na economia local mais de 1,6 milhão.

Nas suas parcerias, o Poder Municipal, aliado a empresas como o Sebrae e a Petrobras, colocaram em prática projetos como os quintais produtivos, que são alternativas de renda para o agricultor, ao plantar culturas diversificadas e propícias ao solo do semiárido. O funcionamento de tanques que reaproveitam a água dos dessalinizadores evitou o desperdício e deixou propício à criação de tilápias.

A Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos disponibiliza o seguinte contato (84) 3315-5180 para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e orientar os agricultores nas atividades do campo.

Fonte: Assessoria