Reitor visita obras nos três câmpus da Ufersa e discute criação de novos cursos.

 

Em uma maratona de três dias de visitas, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, iniciou as atividades acadêmicas de 2015 percorrendo os três câmpus da instituição fora da sede para acompanhar o andamento das obras que estão sendo construídas nas unidades. Um pacote de 16 grandes obras com financiamento do Governo Federal para solidificar o processo de expansão do Ensino Superior no Semiárido potiguar.

Das construções em andamento, duas atendem diretamente à política de melhoria estudantil com a construção do Restaurante Universitário e da Residência Universitária em cada um dos três câmpus. As Residências terão capacidade de acomodar 160 estudantes, divididos igualmente em dois blocos para homens e mulheres, em uma estrutura de dormitórios, área de lazer, espaço para estudos, copa e área de serviço.

O maior canteiro de obras está instalado na cidade de Pau dos Ferros, são sete no total. Além das duas já mencionadas, o câmpus também espera a conclusão dos dois pavimentos dotados para o Laboratório das Engenharias; dois blocos com salas para os professores; um complexo de salas com dois pavimentos e a Biblioteca Central do câmpus.

 

Além do acervo de títulos, a estrutura da biblioteca comporta ainda sala para estudos e estrutura administrativa. Assim como nos demais câmpus, Pau dos Ferros já acompanha a finalização das obras do seu Centro de Convivência com espaço para lojas e restaurantes, salas e um auditório para eventos. “São investimentos que vêm somar no desempenho de Pesquisa, Ensino e atividades de Extensão da nossa Universidade”, defende o professor Alexsandro Lima, diretor da Ufersa Pau dos Ferros.

A segunda parada das visitas foi na quarta-feira, dia 21, no câmpus de Angicos. A Unidade também receberá um complexo de laboratórios; bloco de sala para os professores e ainda um Memorial em alusão ao educador Paulo Freire. O professor Joselito Cavalcante, diretor da unidade, explica que o Memorial irá concentrar parte do acervo material e imaterial do legado deixado pela experiência freiriana na cidade, durante os anos 60.

A cidade de Caraúbas foi a última a receber a comitiva da reitoria, na quinta-feira, dia 22. Recepcionado pela professora Edna Linhares, diretora do Câmpus, o reitor acompanhou a evolução das obras no Restaurante e da Residência Universitária, além do bloco para laboratório das Engenharias; o complexo de sala de aula e o complexo de sala de professores que está pronto, faltando apenas instalação de centrais de ar e mobília.

Somente nesta unidade, o último levantamento orçamentário já ultrapassava os 28 milhões de reais em obras edificadas, além dos investimentos em infraestrutura como urbanização, energia, água, saneamento, rede de lógica, equipamentos para os laboratórios, mobília e centrais de ar.

Depois do itinerário pelo canteiro de obras, o reitor José de Arimatea aproveitou a visita para se reunir com os coordenadores dos cursos com intuito de discutir as diretrizes e os procedimentos para o processo de reformulação na grade de graduações ofertadas pelas Unidades.

As oportunidades de ingresso nos cursos de Angicos e Caraúbas deverão sofrer reformulação assim como já aconteceu com a reformulação do câmpus de Pau dos Ferros, que ampliou o número de vagas de 150 para 200 vagas distribuídas nos cursos de Arquitetura, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (com opções de segundo ciclo em Engenharia Civil ou Ambiental) e Bacharelado em Tecnologia da Informação (com opção de segundo ciclo em Engenharia de Computação e Engenharia de Software).

O modelo e a criação dos novos cursos estão sendo discutidos pelas comissões criadas dentro de cada câmpus e a intenção é que as novas vagas já sejam ofertadas no Sisu para o ingresso em 2016.

O reitor José de Arimatea ressalta a importância dos investimentos nos câmpus para a consolidação do processo de expansão. “Os câmpus estão passando por um amplo processo de discussão para a criação desses novos cursos, o que significa também uma ampliação no número de vagas ofertadas pela Ufersa. Este é um momento importante para a nossa Instituição. Chegamos aos 10 anos de sua criação dentro de um programa estruturado com o objetivo de expandir o ensino superior pelo interior do Brasil. Temos cumprido essa missão”.

Fonte: Assessoria