Seis caminhões-pipa, com capacidade de 8 a 15 mil litros, estão a exclusivo serviço para o abastecimento na zona rural de Mossoró. A operação é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

A operação distribui água potável e é um auxílio aos moradores rurais que enfrentam há quase quatro anos uma seca severa e a pior das últimas cinco décadas. Uma equipe técnica da Defesa Civil e uma da Semarh percorrem diariamente as comunidades e projetos de assentamento, orientando à população sobre o uso racional da água e ouvindo as suas necessidades.

“A solicitação de atendimento pela Operação Carro-Pipa é um alento aos moradores rurais. Estamos vivenciando uma seca severa, mas mesmo assim, o Poder Público está buscando parcerias e realizando ações para minimizar os efeitos da seca”, disse o secretário da Semarh, Rondinelli Carlos.

A água ofertada pelos carros-pipa é para consumo exclusivo do ser humano e são priorizadas as comunidades e projetos de assentamento que não possuem dessalinizadores ou poços de água. Até este penúltimo dia útil de janeiro,29, foram atendidas 30 comunidades, beneficiando mais de cinco mil pessoas, em um total de 334 carradas de água.

O abastecimento de água pelos caminhões-pipa é realizado através de cinco automóveis do Exército Brasileiro e um carro do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A água disponibilizada pelo projeto é oriunda do Poço P 14 da Companhia de Água e Esgosto do Rio Grande do Norte (CAERN) localizado às margens da Estrada da Raiz.

É realizado um cálculo e cada morador tem em média 20 litros de água por dia, quantidade suficiente para garantir saúde e a qualidade de vida ao ser humano. O atendimento pela operação é realizado de segunda a sexta-feira, mas em casos de urgência, o abastecimento é realizado nos fins de semana.

A Defesa Civil distribui um calendário mensal de abastecimento e os moradores recebem os tickets, que juntos com o Exército Brasileiro, acompanham as ações do projeto. É disponibilizado o seguinte contato (84) 3315-5163 para os moradores rurais solicitarem o abastecimento e para esclarecimento de dúvidas e/ou sugestões.

Fonte: Assessoria