A agricultura familiar vem representando uma fatia expressiva na geração de renda e alternativa de produção a dezenas de agricultores da zona rural de Mossoró. O cultivo de leguminosas, frutas e a criação de aves são formas encontradas pelos empreendedores para enfrentar a escassez de chuvas e a consequente estiagem.

Caracterizada como uma atividade agropecuária desenvolvida em pequenas propriedades, que predomina a interação entre gestão e trabalho, utilizando de muitas formas membros da própria família como mão de obra, as ações do Município visam fortalecer e integrá-las à cadeia do agronegócio, valorizando e agregando valor ao produto e à propriedade.

“A agricultura familiar demonstra ser um investimento necessário na melhoria da qualidade de vida dos moradores rurais, é uma garantia de alternativa para períodos de pouca chuva e uma forma de incremento na renda rural. Investimentos próprios e parcerias fortalecem o setor na nossa economia”, explica o secretário municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos.

Projetos como os Quintais Produtivos e as Feirinhas Agroecológicas garantem espaço no mercado e uma alternativa de renda à população rural. As feiras agroecológicas, que acontecem aos sábados e domingos, na Praça do Museu e no projeto de assentamento Eldorado dos Carajás II, respectivamente, atraem consumidores de produtos orgânicos.

O projeto dos quintais produtivos beneficiando dezenas de famílias, como as do projeto de assentamento Nova Esperança e as do Cristalina, recebem orientações técnicas das equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para garantirem o cultivo e a comercialização dos produtos. Parte da colheita dos quintais produtivos abastece as feiras agroecológicas do Município.

Fonte: Assessoria