Programa ‘De Repente’ estreia na Uern TV, nesta segunda, dia 2 de março

A poesia nordestina é rica em todos os segmentos. É também fonte de inspiração e atividades, inclusive televisivas. Pensando em difundir e fortalecer essa cultura, a UERN TV estreará nesta segunda-feira, 2 de março, o programa ‘De Repente’. O ‘De Repente’ foi inspirado e projeto do professor e poeta repentista Aldaci de França.

 Na temática que leva poemas de repente, com poetas que vivenciam a cultura em todos os âmbitos, o ‘De Repente’ é mais um espaço na grade de programação do canal universitário. A ideia de trazer o projeto para televisão surgiu através do coordenador da Uern TV, o professor Fabiano Morais e do professor poeta Aldaci. Há alguns anos Aldaci apresentava um programa de rádio, sobre repente, na emissora universitária e desde então, tem parceria com o Departamento de Comunicação Social.

 

A apresentação é feita por Aline Linhares, ex-aluna de Comunicação Social e hoje técnica da UERN, e do professor poeta Aldaci de França. A produção fica por conta dos alunos Emanuela Valcácio e Jorge Amâncio. Cada semana um convidado participará do programa, contará um pouco da sua trajetória, repassará conhecimentos sobre a história da poesia de repente e sobre os nomes que fazem a poesia popular ainda resistir.

 A gravação do primeiro programa foi realizada na casa de campo do locutor, apresentador J.Nilson, que fica as margens do Rio Mossoró. O primeiro convidado do ‘De Repente’ é o poeta popular José Ribamar que já contabiliza mais de 30 anos de profissão na poesia do repente. Ribamar além de repentes gravados, escreve cordéis e livros. O destaque bibliográfico é para o livro ‘Espelho de carne e osso’ que contém poesias com temas como amor.

 A Uern TV está funcionando em fase experimental e os programas são totalmente produzidos e apresentados pelos alunos do curso de Comunicação Social. No início deste ano a TV está ganhando novos programas, entre eles o ‘De Repente’, que será exibido toda segunda-feira, a partir às 18:30, no Canal 21 da TCM.

Fonte: Assessoria