Projeto de lei quer obrigar bancos a disponibilizarem cadeiras de rodas

O vereador Lucélio Guilherme (PTB) sugeriu recentemente a criação de um projeto de lei que obrigaria as agências bancárias a disponibilizarem cadeiras de rodas para os clientes que possuam algum tipo de deficiência física ou para àqueles que precisam de atendimento especial, como os idosos ou as gestantes. A ideia do parlamentar é atenuar o sofrimento das pessoas que possuem necessidades especiais e são obrigadas a enfrentar horas e horas de filas nos estabelecimentos bancários.

Lucélio explica que a ideia surgiu a partir dos graves problemas estruturais enfrentados pela maioria das pessoas que precisa recorrer a algum tipo de serviço prestado pelas instituições bancárias. “A falta de recursos humanos nestas instituições ocasiona filas enormes e é justamente aí que reside nossa preocupação”, ressalta. Na opinião de Lucélio, “o atendimento prioritário que é prestado pelos bancos não é suficiente para suprir a demanda e é por isso que o projeto de lei torna-se necessário”.

De acordo com o projeto, todas as agências localizadas em Mossoró seriam obrigadas a disponibilizar cadeiras de rodas, devendo reservar uma área devidamente adaptada e sinalizada para manter as cadeiras à disposição dos usuários. A previsão da lei estabelece inclusive pena de multa para as instituições que não se adequarem à regra, que teria um prazo de 90 dias para começar a ser aplicada efetivamente. “Essa ideia já foi aplicada em outras cidades do Brasil e o resultado foi muito bom”, destaca.

APRECIAÇÃO

A sugestão do projeto de lei foi protocolada por Lucélio Guilherme em sessão ordinária realizada durante a semana passada. O projeto passará primeiro pela aprovação interna dos demais vereadores. Caso seja aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo Municipal, que pode sancionar ou vetar o projeto. O vereador acredita que os colegas parlamenta

Fonte: Assessoria