Alunos com deficiência recebem carteiras adaptadas

Promover a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal de ensino tem sido uma ação constante da Prefeitura de Mossoró. Com o início do ano letivo, oito novas carteiras adaptadas foram entregues a estudantes que necessitam de atendimento educacional especializado.

“Tanto alunos da zona urbana quanto da zona rural são beneficiados com as iniciativas da Secretaria Municipal da Educação. Em 2014, a rede municipal matriculou cerca de 520 estudantes com deficiência, número superado neste ano”, pontua a coordenadora pedagógica da Divisão de Educação Inclusiva, Roseli Fernandes.

A Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros é uma das que possuem em seu corpo discente alunos com deficiência. O estudante Juan Riquelme, diagnosticado com baixa visão e problemas de mobilidade, recebeu da Secretaria da Educação uma carteira adaptada.

“A atenção que vem sendo dada pelo município à educação inclusiva é muito importante. Temos constatado avanços significativos em relação à aprendizagem desses alunos”, afirma Katiuscia Karla, diretora da escola, acrescentando que a unidade possui ainda estudantes com deficiências como surdez e transtornos de desenvolvimento como autismo e hiperatividade, que também recebem acompanhamento especializado.

Além das novas carteiras adaptadas, equipamentos como uma mesa especial para aluno que não possui coordenação motora nas mãos também foram repassados para as escolas. “Entreguemos a mesa adaptada, que permite a criança escrever com os pés, na Escola Municipal Manoel Assis. Nosso trabalho procura promover a inclusão desses estudantes de maneira plena, sem distinção”, comenta Roseli Fernandes.

O núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE)  da Secretaria Municipal da Educação tem à disposição 19 salas com recursos multifuncionais, englobando todas as escolas da rede; 30 professores capacitados; uma equipe de auxiliares, estrutura que permite, por exemplo, a elaboração de um plano individual de acompanhamento para cada criança.

Para 2015, a intenção da Prefeitura de Mossoró é ampliar o AEE com a construção de novas salas com recursos multifuncionais e  promover o aperfeiçoamento de novos professores, dentre outros investimentos.