Mossoró celebra 163 anos de história, resistência e coragem

Cidade centenária, pioneira, desbravadora, como retrata com precisão José Fernandes Vidal e Walda Cavalcanti Mendes no hino oficial do município, Mossoró celebra neste domingo, 15 de março, 163 anos de sua emancipação políCidade centenária, pioneira, desbravadora, como retrata com precisão José Fernandes Vidal e Walda Cavalcanti Mendes no hino oficial do município, Mossoró celebra neste domingo, 15 de março, 163 anos de sua emancipação política, uma história de resistência e coragem, trajetória que orgulha e enobrece o seu povo.

“Mossoró vive um novo tempo, de muitas conquistas e boas perspectivas. A cidade tem avançado muito em todos os setores e isso é resultado de muito trabalho e dedicação. Somos um povo forte e dedicado, preocupado com as questões sociais e isso reflete no nosso jeito de ser e de ser visto pelo resto do Estado e do Brasil. O município, neste 15 de março, tem muito a celebrar”, comemora o prefeito Francisco José Júnior.tica, uma história de resistência e coragem, trajetória que orgulha e enobrece o seu povo.

“Mossoró vive um novo tempo, de muitas conquistas e boas perspectivas. A cidade tem avançado muito em todos os setores e isso é resultado de muito trabalho e dedicação. Somos um povo forte e dedicado, preocupado com as questões sociais e isso reflete no nosso jeito de ser e de ser visto pelo resto do Estado e do Brasil. O município, neste 15 de março, tem muito a celebrar”, comemora o prefeito Francisco José Júnior.

“O 15 de março é a data mais importante para Mossoró, pois a emancipação política caracteriza-se como o atestado de nascimento do município. Com o Decreto nº 246, cria-se o 19º município do Rio Grande do Norte, passando Mossoró a poder eleger os seus representantes”, comenta Geraldo Maia.

Entre os principais incentivadores pela criação do município de Mossoró, destacam-se o vigário Antônio Joaquim e o padre Antônio Freire de Carvalho, que foram responsáveis pela organização de um abaixo-assinado que seria dirigido à Assembleia Provincial, pleiteando a criação da Vila e Município de Mossoró e do Tribunal de Jurados.

O abaixo-assinado chegou à Assembleia Municipal na sessão do dia 13 de janeiro de 1852, com 350 assinaturas. O projeto foi ao plenário na sessão de 8 de março de 1852, para a primeira discussão e aprovado sem emendas. No dia 11, o projeto foi seguindo para a Comissão de Redação Final. Em 15 de março de 1852, através do Decreto Provincial nº 246, foi criado o município de Mossoró, sendo sua sede administrativa elevada à categoria de vila.

Por muitos anos, o município celebrou sua emancipação política em 9 de novembro, dia em que na verdade ocorreu a elevação da vila de Mossoró à condição de cidade, conforme consta na Lei nº 620. Foi na gestão de Francisco José Júnior, enquanto presidente da Câmara Municipal, que o equívoco foi corrigido, através de Projeto de Lei apresentado pelo vereador Genivan Vale e promulgado pelo então chefe do Poder Legislativo local.

“Tenho muito orgulho, em minha trajetória política, de ter sido o presidente da Câmara que promulgou a Lei 3.028/13 que institui o dia 15 de março como data da emancipação política da cidade, acabando com uma dúvida histórica e apoiando o trabalho de pesquisadores e historiadores. Agora, como prefeito, temos trabalhado muito para consolidar lutas históricas, como na questão da saúde, mobilidade urbana, segurança e infraestrutura. No próximo aniversário do município, daqui há um ano, muitas dessas ações já serão realidade”, conclui o prefeito Francisco José Júnior.

Fonte: Assessoria