Pesquisas com abelhas vão ganhar reforço na Ufersa

O Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT – liberou recursos de quase R$ 1,5 milhão para capacitação de apicultores da região oeste do Rio grande do Norte. Os recursos são provenientes do Projeto Centro de Capacitação Tecnológica de Apicultura que a Ufersa submeteu ao MCT. Nessa segunda-feira, 16, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professore José de Arimateia de Matos e, o coordenador do  Cetapis – Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura, o professor visitante da Ufersa, Lionel Segui Gonçalves,  receberam o deputado federal Betinho Rosado Filho, que agilizou a liberação dos recursos.

“O Projeto estava aprovado desde o ano passado e graças ao empenho do deputado Betinho Filho os recursos foram liberados”, afirmou o professor Lionel Gonçalves que também destacou o empenho do, então, deputado Betinho Rosado (pai), que durante a a atuação dele na Câmara Federal sempre se disponibilizou a ajudar para alocar recursos federais para a apicultura do Rio Grande do Norte.

Para o professor Lionel Gonçalves, a liberação dos recursos do Projeto do Centro de Capacitação Tecnológica de Apicultura – CCTA – é de fundamental importância para o desenvolvimento da apicultura e do agronegócio Apícola no Estado. O CCTA será um centro avançado de pesquisa e difusão de tecnologia na área de atuação da Ufersa. O Centro também irá operar com uma estrutura produtiva na cidade de Apodi, município que recentemente se destacou no cenário nacional como um dos maiores produtores de mel da região nordeste.

A proposta do CCTA é apoiar e possibilitar aos apicultores potiguares da região oeste do Rio Grande do Norte no aprimoramento de conhecimentos e metodologias voltadas para uma melhor competição no agronegócio apícola nacional e internacional e o incremento da exportação do mel. O Centro também vai fornecer assistência técnica e aprendizado de metodologias que atendam as exigências do mercado interno e externo.

O reitor José de Arimatea de Matos considerou que a liberação dos recursos do Projeto do CCTA representa incremento nas pesquisas com apicultura, além de beneficiar os pequenos produtores rurais, apicultores e estudantes de graduação dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Ecologia da Ufersa. “Sem dúvida é um grande incentivo para o setor ao propiciar a reciclagem e o aperfeiçoamento da apicultura em nossa região”, afirmou.

A ideia, disse o professor Lionel, é oferecer cursos intensivos de capacitação em Fundamentos da Apicultura e o curso de Marcenaria Aplicada a Apicultura, com estágios de acompanhamento na Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural e Sustentável –  Coopapi – com sede em Apodi/RN. O novo Centro de Pesquisa contará com toda a infraestrutura do Cetapis, instalado na Fazenda Rafael Fernandes, da Ufersa, como laboratórios, estação meteorológica informatizada, apiários experimentais, sala de seminários, casa do pesquisador e casa de estagiários.

A liberação dos recursos para a instalação do CCTA possibilitará a aquisição de equipamentos científicos, implementos apícolas, instalação de uma marcenaria, construção de uma biblioteca e um anfiteatro, além da compra de equipamentos para a Coopapi, em Apodi.

“Coloco meu mandado a disposição para ajudar no que for preciso na consolidação da Universidade”, disse o deputado ao reitor já acenado para a possibilidade de um projeto voltado a criação do Centro de Tecnologia do Sal, sob a coordenação da Ufersa e a construção de uma passarela sobre a Francisco Mota, avenida que separa a Ufersa Mossoró.

Fonte: Assessoria