O município de Pau dos Ferros alcança mais uma vez, na gestão do prefeito Fabrício Torquato, um baixo Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti, segundo o Programa Estadual de Controle da Dengue.

Com apenas 1,0%, Pau dos Ferros se encontra em situação satisfatória em relação à doença, dessa forma, está fora da classificação de risco, ao contrário de outros 11 municípios.O resultado, divulgado ontem, 16, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), foi conhecido por meio do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), amostragem obtida por meio de dados coletados até o dia 28 de fevereiro.

“Nunca deixamos de realizar as atividades de orientação junto à população. E do final do ano passado para cá, intensificamos as ações energéticas nos bairros. A cada semana, escolhemos um bairro para fazer um trabalho porta a porta e em terrenos baldios”, justificou a secretária de Saúde, Patrícia Leite.

De acordo com Patrícia, os resultados positivos são consequência também de oficinas educativas junto a crianças e adolescentes nas escolas, promovidas pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde, e pela parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), responsável por instruir os moradores quanto ao acondicionamento correto dos resíduos sólidos.

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros também tem investido em tecnologia nas atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de endemias. Em breve, através de projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), os profissionais estarão monitorando a dengue em tempo real por um dispositivo móvel. “Esse aprimoramento do trabalho representa investimento para a população”, enfatizou Patrícia Leite.

Apesar de a doença está controlada no município, a Secretaria de Saúde (SESAU) pede que os pau-ferrenses continuem adotando medidas preventivas, principalmente, evitar o acúmulo de água em recipientes abertos e ter cuidado com plantas e lixo.

Fonte: Assessoria