Setor de engenharia de tráfego da Semob planeja 2015

 

Melhorar o fluxo de veículos e proporcionar maior segurança ao trânsito, esse é o desafio diário do setor de engenharia de tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Antes de se instalar um semáforo, uma lombada física ou um radar eletrônico, a equipe de engenharia realiza um estudo e verifica qual a melhor opção para facilitar o fluxo e garantir segurança no trânsito. Para este ano, a equipe planeja executar diversos projetos, entre eles a criação de uma ciclovia e a instalação de mais rotatórias em cruzamentos com muito fluxo.

De acordo com André Freitas, diretor da unidade de trânsito, a expectativa é que até o início de junho a ciclovia da Avenida João da Escóssia, no trecho entre o viaduto e o Partage Shopping, seja concluída. Ele explica que essa ciclovia vai servir de teste e lazer. Para os próximos anos, o setor de engenharia planeja implantar a malha cicloviária em toda cidade.

“Vamos fazer essa ciclovia naquele trecho e através dela teremos uma base mais concreta para implantar ciclovias em todos os bairros. A ciclovia da Avenida João da Escóssia vai servir mais de lazer e prática esportiva do que mesmo para a mobilidade urbana. Já as outras nos bairros serão feitas para facilitar o tráfego de bicicletas e desafogar o trânsito”, comenta.

Apesar de algumas pessoas desconhecerem o serviço do setor de engenharia da Semob, ele é fundamental para as melhorias no trânsito, sobretudo com os estudos minuciosos para a instalação de semáforos, radares eletrônicos, placas e pintura de faixas. O setor de engenharia trabalha em parceria com os demais setores da Semob, principalmente com os agentes de trânsito que ficam nas ruas. Eles atendem as demandas da população, verificam se determinados locais precisam de sinalização horizontal ou vertical e repassam tudo para o setor de engenharia.

“Diariamente, são feitos pedidos de instalação de lombadas. As pessoas ligam pra cá, os agentes de trânsito vão ao local e nos repassam a situação de cada local. Após as informações dos agentes, o setor de engenharia analisa qual a melhor opção para o local. Às vezes, o cruzamento precisa de semáforo, às vezes de placas, em outras é pintura de faixas. Em todos os locais que a Semob implanta alguma sinalização é feito um estudo. Nada é por acaso, tem uma equipe técnica responsável”, afirma Iasmyn Cabral, diretora de planejamento do setor de engenharia de tráfego.

Aumento na equipe – A equipe foi ampliada na atual gestão municipal e conta com 12 funcionários, sendo quatro engenheiros, um arquiteto, um diretor de unidade de trânsito, um chefe de setor de manutenção viária e seis estagiários. Antes, o setor de engenharia contava com apenas quatro funcionários. Devido ao pequeno número de profissionais, alguns trabalhos eram enviados para Natal, hoje todos os estudos técnicos e planejamento são feitos pela equipe de engenharia da Semob.

Fonte: Assessoria