Centros de Referência de Assistência Social iniciam atividades

No intuito de prevenir situações de risco, identificar e estimular potencialidades e modificar a qualidade de vida das pessoas que recebem os serviços, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pau dos Ferros têm se dedicado com afinco àqueles em situação de fragilidade econômica, social e emocional.

Desde a semana passada, os três Cras do município (João XXIII, Riacho do Meio e São Benedito) deram início às atividades deste ano. Estão sendo reunidos grupos de crianças, adolescentes, mulheres e idosos, todos orientados por equipes multiprofissionais (assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e orientadores educacionais).

“Os centros se aproximam da população reconhecendo as exigências das desigualdades sociais urbanas e trabalhando a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades”, destacou a secretária de Desenvovilmento Social, Glenira Holanda.

Divididos por território, os Cras funcionam cinco dias por semana, pela manhã e à tarde – com horários específicos para os grupos. Entre as principais atividades estão oficinas e cursos. “Esses serviços ofertados acolhem as famílias e lhes conferem mais dignidade”, avaliou Glenira.

Ainda segundo a secretária, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) se constitui na “principal estrutura local para a poteção social básica”, cuja tarefa socioeducativa fortelece vínculos em várias instâncias.

Fonte: Assessoria