Com apoio da Ufersa Pau dos Ferros terá Plano Diretor Participativo.

O Programa Acesso à Terra Urbanizada, uma parceria Proext 2015-2016, MEC/SESu e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e integrante do Núcleo de Pesquisa de Políticas de Interesse Social – NUPPIS, promoveu na semana passada, 18, 1ª Reunião sobre Plano Diretor Participativo de Pau dos Ferros/RN, na Ufersa. O município de Pau dos Ferros ainda não dispõe de um Plano Diretor, instrumento de planejamento essencial para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana da cidade.

A elaboração do Plano Diretor Participativo no município de Pau dos Ferros contribuirá para o desenvolvimento da cidade, visto que terá o intuito de implementar melhorias na infraestrutura dos bairros destinados à habitabilidade e proporcionar o planejamento urbano para que a cidade possa desempenhar suas funções sociais.

Para o Coordenador do Programa Acesso à Terra Urbanizada, professor Mestre Almir Mariano de Sousa Junior, a confecção do Plano Diretor para de Pau dos Ferros fará com que o município tenha as diretrizes de ampliação e estruturação bem definidas, o que contribuirá para o crescimento ordenado da cidade, e consequente desenvolvimento social, ambiental e econômico da cidade.

A 1ª Reunião sobre Plano Diretor contou com a presença do prefeito, Fabrício Torquato, que tem mostrado empenho no desenvolvimento das atividades, em virtude de atribuir grande importância ao Programa. Na ocasião, foram apresentados os membros que integram o grupo de trabalho instituído pela Portaria da Prefeitura Municipal, para a discussão dos instrumentos e metodologia de participação popular no Plano Diretor, bem como a coleta de informações sobre o mapeamento e identificação de áreas objeto de estudo, dinâmica imobiliária e legislação pertinente à temática.

O pesquisador responsável pelas atividades que terão como produto o Plano Diretor da cidade de Pau dos Ferros, o professor Doutor Eduardo Raimundo Dias Nunes, enfatiza que este instrumento contribuirá para a resolução de problemas urbanísticos, ambientais e sociais existentes no município, e para o planejamento de ações que visem a implementação e a instalação de serviços públicos que promovam melhorias para a população pauferrense.

Fonte: Assessoria