Defesa Civil atende emergências através do 199

Nesta sexta-feira, 27, começou a funcionar o atendimento de emergência da Defesa Civil através do telefone 199. O serviço foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. “Estamos em alerta 24 horas por dia para atender os chamados de emergência da população. O número 199 é conhecido internacionalmente como telefone da proteção e defesa civil e a ligação é gratuita de qualquer telefone fixo ou celular”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Carlos Paiva, o número 199 é um importante canal de comunicação entre as comunidades e o órgão. “Esse canal de diálogo que se abre agora é de fundamental importância, principalmente, com essas últimas chuvas, para que a Defesa Civil possa se antecipar aos problemas que podem surgir em decorrência dessas chuvas”, apontou Carlos Paiva.

A Defesa Civil atua não só durante os sinistros provenientes da natureza ou provocados pelo homem, mas também na organização e distribuição da água que chega às comunidades rurais. “Dessa forma, o 199 atende a todos esses tipos de ocorrências que a Defesa Civil atende no município. Nós esperamos contar com a sensibilidade do cidadão para não passar trote para o nosso número de emergência, pois isso dificulta o nosso trabalho e prejudica a população de maneira geral”, finalizou o coordenador da Defesa Civil.