Objetivando intensificar as ações de combate à dengue e febre chicungunya, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma mobilização em cinco ruas consideras críticas no bairro Abolição na manhã desta sexta-feira, 27.

Foram distribuídos tampas para tonéis e materiais educativos. Além disso, oito agentes de endemias, 10 desbravadores voluntários, quatro agentes comunitários de saúde e coordenadores do Programa Municipal de Combate à Dengue e da Unidade de Endemias percorreram as ruas Francisco das Chagas, Hegino Dantas, Rodrigues Alves, Dracon de Albuquerque e Francisco Ferreira.

A mobilização contou com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e da Unidade Básica de Saúde Conchita Ciarlini. Os profissionais também utilizaram carros de som para chamar atenção da população quanto à necessidade da prevenção do Aedes Aegypti, vetor transmissor da dengue e febre chikungunya.

Uma das casas beneficiadas foi a de Cileide Paiva. Ela recebeu dos agentes de saúde quatro capas para tonéis e folders educativos de combate à dengue. “Gostei muito da instrução. Pretendo colocá-las todas em prática a partir de hoje”, declarou.

Segundo a parcial divulgada nesta sexta-feira pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, já foram notificados, neste ano 120 casos da doença. Destes 50 foram confirmados. Quanto à febre chikungunya, não houve na cidade de Mossoró nenhuma confirmação. “Precisamos que a população fique em alerta para tomar todas as medidas necessárias de combate ao vetor”, explica Tereza Cristina, coordenadora do programa.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, diz que todos os órgãos responsáveis e a população precisam estar em sintonia. “As mobilizações é uma forma de buscarmos apoio da população para o combate à dengue e chikungunya. A melhor maneira de combater é buscando a prevenção. Medidas simples, como não deixar água empossada, fazem toda diferença”, pontua.

Saiba mais sobre dengue e chikungunya:

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado pelo vírus. Esse mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e final de tarde.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no copo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode apresentar também dor no corpo, dor atrás dos olhos, nas juntas e manchas vermelhas na pele.

Já a febre chikungunya é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado pelo vírus. Esse vetor costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e final da tarde. Os sintomas são febre, mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço, além de inflamação nas articulções com fortes dores acompanhadas de inchaço, vemelhidão e calor local.

Prevenção e dignóstico:

Tanto na dengue quanto na chikungunya, a melhor forma de prevenção é combater os focos de mosquito. A proteção é, em grande parte, dever da população, dando destino adequado ao lixo doméstico e não permitindo que suas residências ou logradouros sirvam de criadouro para o mosquito.

Uma vez diagnosticados por meio de exames, ambas devem ser tratadas com analgésicos e antitérmicos, acompanhado de muita hidratação. Não é aconselhado pelos profissionais o uso de AAS.

Fonte: Assessoria