Lagoa do bispo recebe monitoramento diário

A cada grande chuva que ocorre no município, os equipamentos instalados na estação elevatória da lagoa do bispo são acionados. O objetivo é escoar toda a água armazenada naquele reservatório e encaminhar o volume ali detido para o Rio Mossoró.

A lagoa recebe água de todas aquelas ruas de seu entorno, sendo o principal lugar de detenção provisória de todas as águas pluviais precipitadas sobre aquele sistema.

As duas bombas trabalham alternadamente. Após as chuvas, fazem o esgotamento da água ali depositada, garantindo capacidade disponível para a próxima chuva e evitando que ocorram alagamentos prolongados nas vias próximas, o que poderia gerar prejuízos materiais aos moradores e pessoas que estejam trafegando pelas vias.

O monitoramento do serviço de drenagem é feito por uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, verificando sistematicamente os volumes críticos de transbordamento, bem como o momento ideal de acionamento das bombas centrífugas ali instaladas para garantir o escoamento.

A secretaria orienta que os condutores de veículos não tentem transitar nas ruas João da Escóssia, Duodécimo Rosado, João Marcelino e Avenida Diocesana no período em que as águas estiverem sendo captadas pelos dispositivos de drenagem (bocas de lobo e galerias) e sendo encaminhadas para o interior da lagoa.  As observações e registros feitos nas últimas chuvas indicam um período de, aproximadamente, 30 minutos a serem aguardados após o encerramento da chuva para que toda a água escoada da bacia atinja o reservatório.