Prefeitura se reúne com sindicatos e associações rurais para discutir benefícios ao homem do campo

 

Atenta às questões relacionadas ao trabalhador do campo, a Prefeitura de Pau dos Ferros discutiu junto a sindicatos rurais e associações do município, no final da semana passada, pontos importantes para agricultores e produtores locais.O encontro, que contou com as presenças do prefeito Fabrício Torquato e do secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Rodrigo, tratou do Selo de Inspeção Municipal (SIM), enfrentamento da seca, corte de terra e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Em Pau dos Ferros, a implantação do SIM – exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a comercialização de produtos de origem vegetal ou animal – já se encontra em fase final. O município está cumprindo com toda a parte legal do processo: tem decreto, conselho e equipe de inspeção, que inclui nutricionista e médica veterinária.

“Na próxima semana, faremos uma oficina com todas as comunidades rurais, o colegiado territorial do Alto Oeste, Emater, Idiarn, Secretaria de Educação e Direc para definir o formato do selo de inspeção e o cadastramento dos produtores”, disse Carlos Rodrigo.No que se refere ao combate à seca, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), informou que Pau dos Ferros já constituiu o comitê gestor municipal, primeiro passo para a construção de sistemas coletivos de abastecimento e pequenos barreiros do programa “Água para Todos”.

O corte de terra também está sendo finalizado nas comunidades e a prefeitura tem aguardado liberação de recursos federais para dar continuidade aos trâmites do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o qual irá beneficiar 50 famílias com novas moradias.

Desenvolver ações que apoiem o homem do campo demonstra o cuidado da gestão do prefeito Fabrício Torquato em melhorar a qualidade de vida daqueles que merecem atenção especial, principalmente em uma época de estiagem e crise financeira mundial.

Fonte: Assessoria