Audiência pública discutirá propostas para revitalização do Rio Mossoró

Com o objetivo de discutir propostas e ações para a revitalização do Rio Apodi-Mossoró, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) promoverá audiência pública na próxima quinta-feira, 16, às 9h. O debate foi proposto pelo vereador Genivan Vale (Pros).Serão convidados a participar do encontro o secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França; o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, João Gentil; os professores e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Ramiro Camacho e Suely Leal; moradores de comunidades ribeirinhas; e a população em geral.

A proposta do debate atende um pedido do arquiteto Carlos Mendes para tratar a situação do Rio Apodi-Mossoró. O objetivo é reunir representantes de vários segmentos para colher sugestões e ideias que possam ajudar a revitalizar o manancial.

“Há anos, o Rio Mossoró enfrenta o problema da poluição, que tem se agravado a cada dia. E apesar de muitas discussões acerca do assunto, pouco se tem feito efetivamente para revitalizar esse recurso natural tão importante para o município. Por isso, a audiência visa discutir alternativas para o problema, a fim de elaborar um plano de ações para buscar despoluir o rio”, justifica Genivan Vale.

RIO MOSSORÓ

A Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró corta mais de 30% do território do Rio Grande do Norte e está presente em 52 municípios. Entre os principais problemas estão: devastação dos mangues e da mata ciliar; contaminação das águas por efluentes domésticos, industriais e pluviais; despejo de resíduos sólidos e contaminação por agrotóxicos; uso descontrolado de água; assoreamento por sedimentos ou areia; e degradação da biodiversidade.