Secretaria explica como funciona o recolhimento de lixo

O recolhimento do lixo domiciliar, assim como toda a limpeza urbana, é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos. O carro da coleta passa três vezes por semana em cada bairro. No entanto, os resíduos levados pelo carro e os garis são apenas aqueles oriundos da limpeza doméstica.

A Secretaria de Serviços Urbanos orienta que o cidadão que tiver outros tipos de lixos, como podas de árvores, entulhos ou resíduos de limpeza de quintal, devem entrar em contato com a secretaria para solicitar a retirada desses materiais. A equipe responsável pela coleta destes é a de recolhimento de máquinas.

“O carro percorre toda cidade em dois dias, de acordo com a distribuição do calendário de coleta. Baseado na lei 12305/ 2010, que aborda sobre a política nacional de resíduos sólidos, a qual alerta que a coleta execute o recolhimento apenas de lixo domiciliar e varrição de ruas. Os demais serviços são um adicional da secretaria. A lei defende ainda que o indivíduo gerador de resíduos seja também o responsável pelo seu descarte de forma correta”, explicou o secretário Carlos Clay. Além disso, todo e qualquer lixo deve ser bem guardado quando colocado nas vias, o objetivo é evitar que o mesmo seja disperso por animais ou outros fatores.

Para saber quais dias os carros fazem a coleta do lixo domiciliar e dos outros tipos de resíduos, deve-se entrar em contato através do 3315- 5030, para regional norte, 3315-5065, regional sul e 3315-5000 central.

Fonte: Assessoria