CAPS AD 24h recebe visita técnica do Ministério da Saúde e da SESAP

O novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD 24h), inaugurado no mês passado, já recebeu, na última segunda-feira, 6, visita de técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). A vistoria técnica é uma etapa indispensável para o processo de habilitação da unidade junto ao Ministério da Saúde.

É que, atualmente, o CAPS funciona com recursos próprios do Município. Com a habilitação junto ao Governo Federal, a unidade passará a receber também verbas federais, o que impulsionará ainda mais os serviços prestados aos pacientes de saúde mental.

O objetivo da visita técnica foi avaliar a parte estrutural e funcional do CAPS. Verificar, por exemplo, se o funcionamento está todo de acordo com portarias estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A diretora da unidade, Alexcia Morais, afirma que a visita foi positiva. “Demos um grande salto para a habilitação junto ao Ministério com a visita técnica, que foi muito proveitosa para a unidade. Mostramos a nossa nova estrutura, o funcionamento, a equipe de profissionais que dispomos e obtivemos respostas bastante positivas”, declara.

A unidade funciona com 10 leitos, sendo seis masculinos e quatro femininos. Desde que passou a funcionar 24h, em março deste ano, o CAPS conta em média com 80 profissionais, dentre psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiro, auxiliares administrativos. No momento, a unidade atende cerca de 90 pessoas com algum tipo de dependência química.

A abertura do CAPS AD 24h faz parte de uma série de reestruturação que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito no atendimento à saúde mental. Somente neste ano, foram abertos nessa área o Consultório de Rua, a Urgência Psiquiátrica e o CAPS AD 24h. Em breve, o Município também inaugurará a Unidade de Acolhimento. “São medidas que ampliam e humanizam o atendimento à saúde mental, de acordo com normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é integrar o paciente a toda a rede municipal de Saúde”, explica a secretária de Saúde, Leodise Cruz.

Fonte: Assessoria