Deputados garantem celeridade na apreciação do projeto de irrigação do Baixo Açu

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), se reuniu nesta terça-feira (14) com o secretário de Agricultura do Estado, Haroldo Abuana, e com produtores da Associação do Distrito Irrigado do Baixo Açu (ADIBA). Na oportunidade, os representantes solicitaram ao parlamentar agilidade na apreciação do Projeto Irrigado Oswaldo Amorim, também conhecido como Projeto Baixo Açu, a ser encaminhado à Casa nos próximos dias.

“Trata-se de um projeto que vem sendo discutido há mais de vinte anos. A sua regulamentação prevê a geração de cerca de sete mil empregos na região do Baixo Açu, além de vários outros benefícios e esta Casa vai trabalhar para que ele seja colocado em prática”, disse Ezequiel.O presidente elogiou o desempenho do atual Governo para a rápida viabilidade do projeto e declarou que iria pedir celeridade na apreciação do projeto dentro da Comissão de Constituição e Justiça, tão logo o mesmo seja encaminhado à Assembleia.

 

De acordo com o Secretário de Agricultura, o Projeto Baixo Açu tramita atualmente na Controladoria Geral do Estado (CGE) e deverá ser remetido ao legislativo potiguar até a próxima semana. “Estamos antecipando a chegada do projeto à Assembleia Legislativa para solicitar o apoio da Casa no sentido de que o mesmo seja avaliado com certa urgência”, afirmou Haroldo Abuana.

O presidente da ADIBA, Guilherme Saldanha, explicou que a regulamentação do projeto irá beneficiar aproximadamente 115 produtores e empresários que, ao receberem os títulos da terra, reconhecendo que são proprietários dos lotes, poderão ter acesso ao crédito rural.“Agradeço a sensibilidade e atenção que a presidência da Casa e demais deputados estão dando à causa do Baixo Açu. Os irrigantes que hoje ocupam as terras que pertenceram ao governo não possuem qualquer documento que os reconheça como proprietários destes lotes, fato que dificulta o desenvolvimento do projeto”, declarou Guilherme.Os deputados George Soares (PR), Gustavo Fernandes (PMDB), o diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Camillo Collier Neto e o ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB) também estiveram presentes da reunião.

Fonte: Assessoria