Entidade estudantil denuncia: “Carlos Eduardo está contra estudantes e a favor do Seturn”

 

Após a conquista histórica do direito ao pagamento da meia passagem em dinheiro, obtida por meio de liminar concedida pela Justiça, os estudantes natalenses agora têm seu direito ameaçado pela própria Prefeitura de Natal. A instituição, por meio do procurador geral do município, Carlos Castim, já se pronunciou no sentido de buscar o poder Judiciário para tentar reverter a decisão. Apesar da iniciativa municipal, o Procon do estadual realizará neste sábado (25) uma fiscalização nos ônibus da cidade para conferir se os veículos estarão recebendo meia passagem em dinheiro. O ato será realizado por volta das 8h30 na parada do shopping Via Direta.

“Ou seja, o prefeito Carlos Eduardo Alves, publicamente, sairá em defesa do Seturn”, disse o presidente da União Norte-riograndense de Estudantes (Urne), Romualdo Teixeira, instituição que ingressou com a ação na Justiça. O posicionamento de Castim foi externado em diversas entrevistas concedidas a emissoras de TV durante esta semana, quando foi divulgada a conquista do direito estudantil. Mas, “o mais curioso nisso tudo é a Prefeitura tomar a frente neste caso, já que o processo atinge diretamente apenas o Seturn”, completa Romualdo.

 

O posicionamento da Prefeitura surge exatamente em meio as investigações de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), aberta na Câmara Municipal de Natal, para apurar que tipo de relacionamento a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) mantém com os empresários do transporte público, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn). Recentemente, descobriu-se até que o município deixou de cobrar uma multa de R$ 19 milhões dessas empresas.

Após longos anos de batalha jurídica, a Urne conseguiu a liminar que garante ao estudante o direito de pagar a meia passagem em dinheiro, sem a necessidade do cartão eletrônico comercializado pelo Seturn em parceria com a Prefeitura. Segundo a Justiça, basta ao beneficiado apresentar sua carteira de estudante e pagar o valor de R$ 1,20 em dinheiro para utilizar os ônibus de Natal. A decisão deveria ser colocada em prática imediatamente, mas nenhuma empresa estava cumprindo a determinação até esta sexta-feira (24).

Fonte: Assessoria