Em uma solenidade bastante concorrida realizada no Dúnia City Hall, em Brasília, foi lançada na noite desta terça-feira (28) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. O evento contou com a participação de vários empresários e políticos de todas as regiões do país. Vice-presidente executivo da Frente e um dos principais articuladores da iniciativa, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) também esteve presente.

O lançamento fez parte do Encontro Político-Empresarial Ranking Abras 2015, realizado todos os anos pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a União Nacional das Entidades de Comércio (Unecs). Na oportunidade ainda foi apresentada a Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper 2015, o mais completo estudo sobre o setor no país e referência internacional do varejo.

 

Para Rogério Marinho, a Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, instalada no Congresso Nacional no último dia 9 de abril, tem como principal objetivo lutar pela “simplificação da pesada carga tributária brasileira e atuar também no sentido de desburocratizar o setor empresarial no país”. Segundo o tucano, “este setor é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Brasil e merece receber uma atenção especial, já que pode contribuir para uma maior geração de emprego e renda em todas as regiões”.

Formada com apoio da ABRAS e da UNECS, a nova Frente nasceu com o apoio de quase 270 deputados federais e mais de 30 senadores. O grupo também atuará no estímulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e ao fomento do consumo, por meio do mercado de capitais.

A UNECS é formada pela União de sete grandes entidades: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Nacional de Materiais de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Essas entidades juntas somam faturamento de R$ 837,7 bilhões, com geração de 9,91 milhões de empregos no País (20,3% dos empregos formais). Além disso, a UNECS é responsável por 73,7% das vendas de alimentos e bebidas no País e responde por 64,9% das operações de crédito e débito.

A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou R$ 294,9 bilhões em 2014, é um dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: Assessoria