Campanha contra aftosa será lançada nesta quinta

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH), lançará na próxima quinta-feira, 30, às 9h, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, a primeira etapa da Campanha Contra a Aftosa.

A equipe começará o trabalho em campo a partir do dia 4 de maio. O Poder Municipal, sempre atento às questões do campo e com o objetivo de fortalecer os criadores, irá disponibilizar gratuitamente a vacina e a aplicação nos rebanhos com até 25 cabeças de bovinos e/ou bubalinos. Acima dessa quantidade, a compra e a aplicação é de total responsabilidade do criador. A meta é vacinar até 10 mil animais nessa primeira fase da campanha.

O Município investiu cerca de 90 mil reais com a aquisição de doses da vacina, além de todo o material a ser usado na campanha como pistolas, agulhas, luvas e botas, e as despesas com veículos e pessoal especializado para vacinar. Foram destacadas 4 equipes que percorrerão a zona rural mossoroense no trabalho de combate à aftosa.

A Semarh organiza toda a campanha na zona rural do município, mobilizando os produtores, preparando as equipes para ir a cada assentamento e comunidade rural realizar a vacinação, bem como emitindo a declaração de animal vacinado, sem custo algum para os criadores, possibilitando a vantagem de não precisarem se deslocar para vacinar e declarar seus animais.

A campanha contra a aftosa será desenvolvida em duas etapas (maio e novembro), em consonância com o calendário nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que trabalha para a manutenção e ampliação das zonas livres da doença.

Fonte: Assessoria