Ufersa e Bombeiros montam serviço para coleta de enxames de abelhas – SOS Abelhas

 

O Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte – CETAPIS, órgão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, montou um serviço de atendimento a chamadas de urgência para coleta de enxames de abelhas. O “SOS Abelhas” irá funcionar em parceria com o Corpo de Bombeiros através dos seguintes telefones de ocorrência: pela central de urgência do 190 discado para a Polícia Militar e 193 para os Bombeiros; ou ainda pelos celulares em contato direto com o Centro pelos números (84) 8846-5392 ou 9818-2354.

“O projeto é a junção da força operacional dos homens do Corpo de Bombeiro com o conhecimento técnico da Universidade”, argumento o professor Lionel Gonçalves, detalhando o funcionamento da força tarefa: quando os Bombeiros forem acionados, a gente irá acompanhar a equipe até o local e fazer o procedimento correto.

Segundo ele, havia uma tradição de quando queimar os enxames de abelhas, prática não recomendada. Com um equipamento adequado desenvolvido pela Universidade, as abelhas passarão a ser recolhidas e levadas para estudo, já o mel extraído será doado. “Para que o resultado do procedimento seja positivo, é preciso ser realizado no horário certo e de forma adequada”, ressalta o pesquisador.

Isso porque o Corpo de Bombeiro só pode atuar em chamadas dessa natureza quando há risco iminente de morte. Somente no último mês já foram atendidas quase 40 ocorrências com abelhas em Mossoró.