Vereadores reúnem secretário e taxistas para apresentar projeto do novo sistema de transporte público

Encontro aconteceu na Câmara Municipal de Mossoró.Na manhã desta quarta-feira, 13, o Presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Jório Nogueira, ao lado dos demais vereadores se reuniram com Secretário de Mobilidade Urbana de Mossoró e representantes dos taxistas.O objetivo da reunião com a presença do secretário Charlejandro Rustayne foi o de apresentar o projeto do novo Transporte Público de Passageiros Emergencial por Ônibus em Mossoró.

Durante a reunião, Charlejandro apontou estratégias que irão favorecer o bom funcionamento do novo sistema. Entre eles estão:

– Alocar taxistas de outros municípios em dois pontos da cidade e determinar seu itinerário;

– Conduzir os taxistas de lotação aos pontos turísticos da cidade, como hotéis e pousadas, atendendo a demanda daquele local;

– Definir valores da Bandeirada, Bandeira 1 e Bandeira 2;

– Fiscalização do transporte.

O secretário explicou que os taxistas de outros municípios irão desembarcar os passageiros em dois terminais. Um dos terminais será localizado em frente ao Aeroporto de Mossoró, e o segundo terminal será onde funciona a Feira do Bode.“Os taxistas de municípios circunvizinhos passarão a ter um destino final. E, a partir deste destino terá a opção de um taxi, mototaxi ou transporte coletivo para chegar ao centro da cidade”, explicou.

Além dos mecanismos de saída apresentados pelo Secretário para o bom desempenho da nova mobilidade de Mossoró, foi exposto benefícios à população.

“O usuário de transporte público vai deixar de passar horas em um ponto de ônibus. A partir do próximo mês, esse tempo de espera cai para em torno de 15 minutos”, disse.Ainda, foi apresentado que além das linhas já existentes, outras duas foram acrescentadas no projeto. “Com esse novo sistema além da ampliação das linhas existentes, está sendo inseridas ao projeto outras duas linhas que atenderão o público das universidades e do shopping”, comentou.O representante dos taxistas Willamy Fernandes, se opôs ao projeto que exclui o serviço de taxi lotação. “Não será possível honrar nossos compromissos apenas trabalhando em hotéis ou pousadas com o serviço do taxímetro”, disse.

Agindo como mediador, presidente Jório apresenta sugestão .Como mediador do encontro entre taxistas e poder público, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Jório Nogueira, sugeriu que a categoria que se sente prejudicada com o novo sistema, elabore e encaminhe um projeto à Secretaria de Mobilidade Urbana, para ser analisado.“Sugerimos que os taxistas elaboram um projeto à Prefeitura de Mossoró, com dados técnicos mostrando que é possível a manutenção deste serviço na cidade, sem prejudicar o sistema de transporte público, já que segundo o projeto apresentado hoje pelo secretário seria possível apenas um dos serviços ser mantido”, disse o vereador.

A reunião, que aconteceu na sala da presidência da Câmara Municipal de Mossoró, contou com a presença de todos os vereadores, do Secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, técnicos e representantes de taxistas de Mossoró.

Fonte: Assessoria