Fiscalização em novo ponto começa a funcionar a partir do dia 18

A secretaria de Mobilidade Urbana orienta a população que a partir desta segunda-feira, 18, o radar de fiscalização localizado no cruzamento da rua Mário Negócio com a Jerônimo Rosado, próximo a Cobal, começa a funcionar.Com isso, os motoristas devem atentar para o limite máximo de velocidade permitido no setor que é de 40 Km por hora, além de outras infrações de trânsito. A medida tem como objetivo coibir as infrações cometidas pelos condutores e tornar o trânsito mais seguro e organizado. A secretaria ainda alerta sobre a punição que os motoristas podem sofrer ao desobedecer à sinalização.

Sobre o excesso de velocidade para quem exceder entre 20 e 50% da velocidade máxima permitida será grave. Acima de 50% da máxima permitida é considerada gravíssima. O avanço do sinal vermelho é considerado infração gravíssima, com pagamento de uma multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na CNH.

De acordo com a resolução do CONTRAN nº 396/11, a infração de excesso de velocidade somente se configura se houver a medição por instrumento ou equipamento hábil, não sendo possível a aplicação de multa de trânsito, por simples comparação visual de um veículo com a velocidade constante no velocímetro de um veículo ultrapassado, pela análise do disco diagrama do tacógrafo (equipamento instantâneo e inalterável de velocidade e tempo) ou pela utilização de um cronômetro. É indispensável, pois, a utilização de equipamento medidor de velocidade está dentro dos termos da (atual) resolução do CONTRAN.