Município realiza II Conferência da Pessoa com Deficiência

Acontece nesta quinta-feira, 21, a abertura da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró, que estende sua programação até a sexta-feira, 22. O evento inicial será realizado às 19h30, no salão do Requinte Buffet. Logo em seguida haverá palestra com o tema ‘Os desafios da implantação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos’.

A solenidade terá a presença da secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Ciarlini, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Lúcia Aquino, entre outras autoridades na composição da mesa de abertura.

Entre os eixos temáticos que serão discutidos no dia 22 estão os que tratam do gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida a fim de levantar demandas e propostas de políticas públicas para as pessoas com deficiência, sem esquecer de outras abordagens, como educação, trabalho, acessibilidade, comunicação, saúde e acesso à justiça. O encerramento acontece às 16h30.

A realização da conferência, para o Município, é um evento de grande importância, uma vez que oportuniza o momento da discussão, da avaliação e principalmente do controle social sobre o que é hoje o direito da pessoa com deficiência.

Também estão envolvidas na Conferência, as secretarias municipais de Educação, Saúde e Mobilidade Urbana, além da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREEMOS).

O Conselho é composto também pela Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADEFIM), Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Terapia Ocupacional (CTO), Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Mossoró (OAB) e Associação dos Surdos de Mossoró (ASMO).

Fonte: Assessoria