Mossoró debate Transposição do Rio São Francisco

 

Numa iniciativa da Câmara Federal e com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, será realizado em Mossoró, o Seminário Integração das Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – Ênfase Eixo Norte – com a Transposição do Rio São Francisco. O Seminário vai acontecer na próxima sexta-feira, 29, das 14 às 19h, no Auditório do Hotel Vila Oeste.

A proposta é promover ampla discussão sobre o projeto de integração da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, com as bacias potiguares, em especial a bacia do Apodi-Mossoró. Serão debatidos os impactos desse projeto, bem como as possíveis destinações desses recursos hídricos, em função das demandas presentes e futuras.

O Seminário contará com duas mesas temáticas, sendo uma técnica acadêmica, e outra política executora, com a presença de professores doutores e de membro de órgãos governamentais, responsáveis pela execução da obra. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa da sociedade.

Na pauta acadêmica vão ser discutidos temas como: Características da bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró; Contextos socioeconômicos e gestão ambiental da bacia do Rio Apodi-Mossoró; Diagnósticos e monitoramentos das águas do Rio Apodi e Mossoró; Demandas e garantias hídricas a partir da transposição e, o Papel do comitê da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A mesa acadêmica será coordenada pelo professor da Ufersa, Dr. Luiz cesar de Aquino Lemos Filho.

Na mesa técnica, a ser coordenada pelo professor e ex-deputado federal, Betinho Rosado, abordará a transposição do Rio São Francisco, com a participação de representantes do Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN e, do Instituto de Gestão das Águas do RN. Os participantes do Semunário vão receber certificado com carga horária de 5 horas. A inscrição poderá ser feita até o próximo dia 28, no endereço eletrônico: http://proec.ufersa.edu.br/eventos/

Fonte: Assessoria