Participação da sociedade civil marca inauguração do Plano Diretor de Pau dos Ferros

O Plano Diretor Participativo de Pau dos Ferros foi inaugurado na última sexta-feira, 22, na Câmara Municipal. O momento foi organizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que trabalha na elaboração do instrumento, resultado de uma parceria com o município.Na oportunidade, o Programa Acesso à Terra Urbanizada apresentou aos presentes o projeto de elaboração do plano, bem como foi constituído um núcleo gestor com representantes do poder público e da sociedade civil para monitorar o processo.

Em seu discurso, o prefeito Fabrício Torquato relevou que o Plano Diretor era um desejo desde 2013. “Uma das três coisas mais importantes que eu quero enquanto prefeito, ao terminar este mandato, é o nosso Plano Diretor. Porque isso é pensar não só no hoje, mas no amanhã. É pensar em 20 ou 30 anos na frente”, disse.O chefe do Executivo pau-ferrense aproveitou também para elogiar a universidade. “Ter o nosso plano elaborado pela Ufersa é a certeza de que teremos algo extremamente bem feito. O trabalho conta com um corpo técnico altamente qualificado e uma turma de alunos preparada”, afirmou Fabrício.

O Plano Diretor Participativo obedece à Lei Federal nº 10.527/2001 e tem a função de orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios, sendo obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes.

Fonte : Assessoria